High School

Os alunos são orientados a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, no Brasil, (primeiro ano de High School nos Estados Unidos) por meio de encontros coletivos e individuais voltados para a formação de carreira, palestras e workshops sobre estudos no exterior, além de terem acesso a summer camps e projetos de estágios ao longo do Ensino Médio (High School). A equipe da EAV também os guiará durante o processo de escolha de país e de universidades, orientando-os para as provas e solicitações específicas nos processos de aplicação e definindo com os alunos as estratégias a serem adotadas.

Nossa carga horária, por sermos uma escola 100% de turno integral, garante um equilíbrio entre as exigências internacionais e as do governo brasileiro. A partir de 2022, todas as escolas do Brasil passaram a adotar um novo Ensino Médio, com a proposta de uma maior integração entre as disciplinas e possibilidades de escolha por parte dos alunos, seguindo um modelo já adotado, há décadas, em escolas americanas e europeias. Por meio dos itinerários formativos, os alunos poderão escolher disciplinas e cursos que se comunicam com suas áreas de interesse. Importante ressaltar que na EAV trabalhamos com metodologias ativas desde a Educação Infantil, integrando competências e saberes e alinhando o conhecimento científico ao social, propiciando uma identidade contemporânea aos nossos jovens. Os acréscimos culturais inerentes a um currículo em que as expectativas de aprendizagem internacionais se alinham às nacionais garantem aos alunos do Ensino Médio, na EAV, um diferencial em relação à sua capacidade de mobilizar e integrar conhecimentos, algo que constitui um pilar fundamental no novo Ensino Médio.

Para processos seletivos mais especializados, a EAV oferecerá, a partir de análise de perfil dos nossos alunos, programas intensivos voltados para esse grupo.

Os itinerários não estão diretamente relacionados aos conteúdos específicos e sim, às áreas do conhecimento/carreira, que se utilizam dos conteúdos do Ensino Médio. As alterações podem ser feitas a cada semestre. As ofertas dos itinerários serão feitas a partir das sondagens de interesses dos alunos.

Não, há uma diferença. Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio. Os itinerários formativos dão a eles a possibilidade de se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP.

As eletivas são disciplinas escolhidas pelos alunos que têm por objetivo potencializar a formação dos estudantes, aprofundando os conhecimentos adquiridos de forma interdisciplinar, a partir de suas necessidades e interesses.

O aluno estará apto a estudar em qualquer universidade no mundo, bem como, em qualquer instituição de ensino no Brasil, já que conta com um método baseado em projetos interdisciplinares, que estimulam o pensamento crítico, a curiosidade, a autogestão, a colaboração e a comunicação, e que prepara o aluno tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida!